f

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Excepteur sint lorem cupidatat.

You may like:

It seams that you haven't connected with your Twitter account

Sala portátil de visualização 3D LaMIE: Arte e Arquitetura

O LaMIE está vinculado ao Departamento de Técnicas e Representações (BAR) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Laboratório LaMIE: Arte e Arquitetura
(Ensino, pesquisa e extensão)

Sala portátil de visualização 3D LaMIE: Arte e Arquitetura

Apresentação:

A sala portátil de visualização 3D LaMIE: Arte e arquitetura é uma ferramenta digital de pesquisa e integração entre a universidade e a sociedade, de maneira, a permitir que possamos aplicar novas tecnologias nas atividades de ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas Laboratório de pesquisa LaMIE: arte, arquitetura e meios digitais, e prevê a atualização contínua de novas tecnologias e softwares para realização de visualizações em uma sala virtual montada com equipamentos portáteis.

O nascimento do projeto da sala e suas especificações, se deu a partir do acompanhamento do projeto elaborado e montado pelo GRVA/LAMCE/ COPPE, sob a coordenação do Prof. Dr. Gerson Gomes Cunha, através da PEC-6289 (Consultoria para Especificação, Projeto e Montagem de Sala de Visualização Científica e Realidade Virtual – IEN/FUNDÃO) da Sala de visualização estéreo do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) da Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, coordenada pelos engenheiros Dr. Antônio Carlos A. Mol e Dr. Cláudio Henrique dos Santos Grecco, com aplicações de Visualização Científica e Realidade Virtual Aplicada a Instalações Nucleares.

O segundo momento de aperfeiçoamento da sala portátil ocorreu com as experiências adquiridas e vivenciadas na Caverna Digital do Núcleo de Realidade Virtual do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis), vinculado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), coordenada pelo Professor Dr. Marcelo Zuffo, e dos projetos coordenados pela professora Dra. Roseli de Deus Lopes e pela pesquisadora Dra. Irene Karaguilla Ficheman,  nos projetos da Nave Mário Schenberg (sistema 3d fixo) e com a Gruta Digital (sistema 3d móvel) do Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque Cientec), onde foram incorporados os aprendizados de softwares.

Em 2008, o projeto: Produção e utilização de espetáculo de dança com meios interativos e eletrônicos de visualização celular e molecular para difusão da Bioquímica, denominado “Transitions” ; foi contemplado pelo do edital de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do RJ – FAPERJ. O projeto teve a coordenação técnica de visualização do Prof. Dr. Aurelio Nogueira e a coordenação artística do Prof. Dr. André Meyer, do Laboratório de Imagem Criação e Dança (LICRID) da Escola de educação física da UFRJ.

Desta forma, foi possível adquirir alguns equipamentos necessários para montar a sala portátil 3D do laboratório LaMIE: Arte, Arquitetura e Meios eletrônicos interativos. Os equipamentos componentes da sala portátil permitiram que imagens, vídeos e modelagens 3D dos projetos pudessem ser acompanhados em Realidade Virtual (RV), facilitando a interpretação do posicionamento dos elementos do projeto e ampliando a participação da equipe durante a execução do projeto.

Assim sendo, a sala portátil de visualização 3D, gerenciada pelos coordenadores do  LaMIE/EBA/UFRJ, tem por objetivo atender às demandas da produção contemporânea de conhecimento sensível e da produção de bens culturais, sendo capaz de contribuir para a formação do pesquisador com conhecimento teórico-prático, qualificando-o a desenvolver a reflexão autônoma e a pesquisa dirigida à prática de tarefas inerentes à profissão futura.

Esquema da Sala visual portátil do LaMIE

FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

@ lamie