f

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Excepteur sint lorem cupidatat.

You may like:

It seams that you haven't connected with your Twitter account
d

Coordenadores

Coordenadores

O LaMIE está vinculado ao Departamento de Técnicas e Representações (BAR) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Laboratório LaMIE: Arte e Arquitetura
(Ensino, pesquisa e extensão)

Coordenadores de pesquisa e extensão

Aurelio Antônio Mendes Nogueira

É professor Titular (1989, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR), Arquiteto e Urbanista (1983, Universidade Gama Filho, RJ, BR), Cenógrafo, Mestre em História e Teoria da Arquitetura (1995, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR), Doutor em Engenharia Civil (2005, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia do Programa de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR), Pós-Doutorado (2007, Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, SP, BR), Pós-Doutorado (2011, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, Lisbon, PT), Coordenador do Laboratório de Meios Interativos e Eletrônico: Arte e Arquitetura (2007, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, BR); Avaliador institucional, ensino à distância e de cursos (2006, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação, DF, BR). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, 3d, Arquitetura, Artes plásticas, Projetos e Desenho; Atua na Extensão com atividades (parcerias), junto a Associação de Moradores e Amigos da Vila Residencial (Amavila) com os projetos Arte2 e Pé de moleque na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lattes
Orcid
Lab 01
Labespaço Estudos de espaço-funcionais
In-learning – Projectar Ambientes de Apredizagem Activos
Percevejo

Cristina Grafanassi Tranjan

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia Civil – Modelagem Computacional pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Concluiu o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da UFRJ em julho de 2016. Atualmente é professora associado II da Escola de Belas Artes e Decana do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lattes
Orcid

Katia Correia Gorini

Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Foi Professora Adjunto da Universidade Estácio de Sá de 1998 até 2003. Entre 2010/201, foi Consultora em Educação Patrimonial para Unesco/ONU. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/Centro de Letras e Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2010. É Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2018. Entre 2011 e 2015, a docente foi Coordenadora do Curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura da Escola de Belas Artes/Centro de Letras e Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2015, fundou o Departamento BAE – Artes/Escultura ? EBA/CLA/UFRJ, chefiando o mesmo até 2017. Coordena os laboratórios Lab 01 – EBA/CLA//UFRJ e LabInd 4.0 – NCE/CCMN/UFRJ e é pesquisadora do Laboratório de Cerâmica da FAU/ UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre a arte cerâmica em um campo expandido, nas vertentes das arte visuais, da arquitetura, do imaginário, da educação e da cultura, articulando-os simultaneamente ao ensino de graduação, à pesquisa científica e cultural e à extensão universitária, liderando o Grupo de pesquisa A rede modelada: arte, arquitetura, arte cerâmica, economia e sociedade no diretório do CNPq. Atua na Extensão com atividades (parcerias), junto a Associação de Moradores e Amigos da Vila Residencial (AMAVILA) com os projetos Arte2, Mar de Histórias e Pé de Moleque na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lattes
Orcid
Lab 01
Percevejo

Ana Cecília Mattos Mac Dowell

Ana Cecília MacDowell é brasiliense, também conhecida por Cila MacDowell, a artista multimídia com destaque em vídeo e computação gráfica, desenvolve pesquisa na ativação de campos artísticos pela experimentação fenomenológica da luz, do som, campos eletromagnéticos e campos afetivos, apresentados em perfomances ao vivo. Desde 2013 é professora do Curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Em sua formação acadêmica é Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ com orientação de Carlos Augusto Nóbrega e co-orientação de Malu Fragoso. Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (2003). Obteve especialização em escultura na Tyler School of Art, Temple University na Filadelfia(2000) pelo programa APARTES- CAPES. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (1997). Em espaços de galerias de arte e Museus mostrou suas instalações e com suas animações interativas participou de festivais como FILE, VideoBrasil, 404 na Argentina. Foi integrante do grupo Corpos Informáticos em Brasília e no Rio de Janeiro fez parte do coletivo de djs e vjs ?Apavoramento?. Residente na cidade do Rio de Janeiro, onde fundou em 2007 junto com Lavínia Góes a “entre-tanto”; um híbrido de estúdio e galeria que tinha como premissa apresentar artistas que entrecruzam os conceitos de arte, design e tecnologia. Como VJ participou de eventos renomados: Tim Festival, Istoémúsica? no CCBB, Multiplicidades, Skol Beats, Bug, 00, Delírio. Mas foi com suas videocenografias que obteve maior destaque, em peças teatrais, como “Renato Russo” de Mauro Mendonça Filho e “RocknRoll” de Felipe Vidal. Uma das atuações mais importantes foi com suas animações projetadas em videocenografias em aprceria com Lais Rodrigues nas Óperas ” O Voo de Lindbergh” e “Os sete pecados” ambas encenadas no Teatro Municipal sob direção de Carla Camurati e regência de Roberto Minczuk. É representada pela IBOC- International Brazilian Opera Company, atuando com videocenografias para diferentes Óperas entre as quais Tamanduá, Plastic Flowers compostas por João MacDowell. Plasma Ressonante é uma ópera de autoficção científica criada, dirigida e executada por Cila MacDowell também em parceria de composição com João MacDowell. Para o novo filme “Paraísos Artificiais” de Marcos Prado, produtor de Tropa de Elite e diretor do filme Estamira; Cila produziu imagens em paineis de LED de grande escala, que aparecem em dois diferentes sets de filmagem. Assim se fez um registro cinematográfico de sua atividade como VJ.
Lattes
Orcid
CECILIA SPELL: Médium Mídia Mater: Experiências na arte entre o material e o sutil
Lab 01
Percevejo

@ lamie