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Laboratório LaMIE: Arte e Arquitetura

  /  Art & Design   /  IN_LEARNING – DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE USOS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM ATIVA, ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DE MEIOS ELETRÔNICOS INTERATIVOS. APRESENTANDO UM PROTÓTIPO DE ESTUDO DE CASO: O JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO -BRASIL.

IN_LEARNING – DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE USOS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM ATIVA, ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DE MEIOS ELETRÔNICOS INTERATIVOS. APRESENTANDO UM PROTÓTIPO DE ESTUDO DE CASO: O JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO -BRASIL.

Projeto de pesquisa de Aurélio Antônio Mendes Nogueira
Orientação:
Professora Dra. Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor
Instituto Superior Técnico (IST/UTL)
Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura

Resumo do Projeto:

http://in-learning.ist.utl.pt/espacos-aprendizagem-activos.htmlO objetivo do projeto de pesquisa é a investigação e crítica sobre o uso dos Meios Eletrônicos Interativos (MEI), com estudos voltados para o in_learning em ambientes de aprendizagem ativos, denominados ALE, onde se estudam e projetam metodologias para aplicação em instituições educacionais de segundo e de terceiro graus. A finalização do projeto apresenta um estudo sobre a área urbana na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil, desenvolvendo e permitindo estratégias pedagógicas centradas, através dos trabalhos dos alunos realizados sobre a apresentação e análise do protótipo do espaço Jardim Botânico explorado com as suas propriedades de conteúdo (geográfico e histórico), onde serão apresentados textos, imagens, vídeos e banco de dados com informações consolidadas atualizadas referentes à geografia humana e física. Sobre a história e a vida da área urbana delimitada e interagindo com seu entorno, permitindo assim que o processo de aprendizagem se torne estimulante, vivo e criativo, fundamentando o processo de ensino, a aprendizagem, o dinamismo e a velocidade para as respostas exigidas pela sociedade contemporânea. Esse processo visa, ainda, estimular e facilitar estudantes e professores compartilharem conhecimentos adquiridos, analisados e refletidos durante as aulas, o que consolida o trabalho em grupo inequívoco para sistemas criativos e produtivos sustentados pelos princípios colaborativos e experimentais potencializando o aprendizado contínuo dos estudantes. Entre outros resultados desse processo espera-se uma avaliação sobre a atualização e reformulação sistêmica das instituições em face da evolução dos processos interativos do aprendizado. Na aplicação do protótipo implica uma segunda fase para a sua validação e para esse fim é necessário observar os objetivos propostos. Para tanto é importante uma metodologia da avaliação de impacto do projeto (AIP), iniciado pelo uso de critérios objetivos e subjetivos para aferir os resultados alcançados pelo projeto aplicado, nesse sentido, a avaliação deverá usar critérios objetivos sobre informações quantitativas e critérios subjetivos sobre as opiniões e sugestões do público alvo envolvido.

Palavras chaves: in_learning, meios eletrônicos interativos, ambientes de aprendizagem ativos, Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Entrada do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Espaços de Aprendizagem Activos – Espaços Públicos

Trabalhos relacionadas:

Publicações:
Aurélio Nogueira. Espaços de Aprendizagem Activos – Espaços Públicos- Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Aurélio Nogueira, Teresa Heitor, Maria Carreira, Gelly Rodrigues, Ana Pedroso (2010) Visual analysis methodologies based on Virtual Reality (V.R.) technology: Rio de Janeiro’s Botanical Garden, Brazil and Cerco’s Garden, Portugal, Conferência CITTA3, Porto
Aurélio Nogueira, Teresa Heitor, Maria Carreira, Gelly Rodrigues, Ana Pedroso (2010) Metodologias de análise visual baseadas na tecnologia de Realidade Virtual: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brasil e Jardim do Cerco, Portugal , Conferência Interacção 2010, Aveiro
Estudos: Realidade Virtual (RV) e Virtual Heritage (VH)

Entrevistas semiestruturadas realizadas para auxiliar na elaboração do trabalho
Vídeos Depoimentos

Imagens planificadas do projeto
Renders das Panorâmica do Passeio Virtual no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:
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_____, Aurélio Antonio Mendes. Uma metodologia para construção de ambientes sintéticos subaquáticos em tempo real. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Laboratório Lamce, Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. OBLINGER, D. G., Cyprien L., Student Practices and Their Impact on Learning Spaces. Disponível em: < http://www.educause.edu/LearningSpaces>. Acesso em: jul. 2009.
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